Tratamento do Cancro do Pâncreas
O cancro do pâncreas é ainda um cancro difícil de controlar com os tratamentos atualmente disponíveis. Neste tipo de cancro os ensaios clínicos podem constituir uma mais valia.
O tratamento é tanto mais eficaz quanto mais precoce for detetado o cancro.
O tratamento é definido por uma equipa médica mas o doente deve ser auscultado em todas as decisões. Os tratamentos podem divergir entre si, ainda que aparentemente as características da doença sejam semelhantes, quer isto dizer que cada tratamento é único e tem em conta a zona do pâncreas afetada, a presença de metástases, a idade do doente, o estado geral de saúde e toda a sua história clínica.
O único tratamento que cura efetivamente o cancro do pâncreas é a cirurgia radical, isto é, a retirada do pâncreas. Esta abordagem é a mais indicada, especialmente quando o cancro é detetado numa fase inicial. Quando o tumor afeta apenas a cabeça do pâncreas é possível remover só parte do órgão.
Quando não é possível fazer cirurgia, o objetivo do tratamento passa por prolongar a sobrevivência com a melhor qualidade de vida possível.
A quimioterapia e a radioterapia são utilizadas como terapias complementares, não têm como objetivo curar o cancro, mas sim controlar o seu crescimento e melhorar a qualidade de vida do doente.
Mesmo quando é feita cirurgia, é recomendada a quimioterapia após a operação, de forma a destruir as células cancerígenas que possam ter ficado no organismo e para impedir que estas se voltem a reproduzir.
ref. (55)
Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+