Perguntas frequentes



Devo participar em ensaios clínicos que estejam disponíveis?

O seu médico assistente pode sugerir que participe num ensaio clínico. Os ensaios clínicos são uma parte essencial da investigação para encontrar melhores tratamentos para o cancro. Os investigadores desenvolvem ensaios clínicos de forma a testar tratamentos novos ou modificados e verificar se são mais eficazes que os tratamentos atuais. Todos estes procedimentos são aprovados por Comissões de Ética.

Para ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre se deve ou não integrar um ensaio clínico, o seu médico deve explicar-lhe os procedimentos envolvidos e as suas implicações. Se participar num ensaio clínico de tipo "duplamente cego" ser-lhe-á administrado o melhor tratamento existente para a sua condição ou um novo tratamento promissor, de forma aleatória: nem você nem o seu médico saberão qual o tratamento que lhe está a ser administrado.

Devo participar em ensaios clínicos que estejam disponíveis?

Este texto foi revisto e atualizado em fevereiro de 2014‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+

Última alteração em quarta, 08 abril 2015 14:52