Perguntas frequentes



O que causa o cancro?


Vários agentes químicos, físicos ou biológicos podem causar alterações na informação genética contida nas células e, deste modo, levar ao surgimento do cancro. Aqui, estão incluídos os chamados agentes cancerígenos como o tabaco, radiação ultravioleta ou o amianto. Existem provavelmente vários outros agentes causadores de cancro que ainda não se encontram identificados.

Alguns tipos de cancro partilham os mesmos fatores de risco:

. um em cada nove tipos de cancro e uma em cada cinco mortes por cancro são causados pelos hábitos tabágicos;

. até cerca de 5% dos cancros estão relacionados com o consumo excessivo de álcool;

. vários tipos de cancro ocorrem como consequência de hábitos alimentares desadequados, infeções ou exposição a radiação (exemplo: cancros da pele causados pela radiação ultravioleta);

. os cancros hereditários resultam de alterações genéticas transmitidas de geração em geração; hoje encontram-se identificadas algumas dessas alterações, constituindo este um campo intenso de investigação científica.

Este texto foi revisto e atualizado em fevereiro de 2014‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+

Última alteração em quinta, 29 outubro 2015 14:58